Exame faixa amarela karate

Heian Shodan 21 movimentos, tempo médio 45s, kata básico, desenvolvido para treinamento e aperfeiçoamento de técnicas básicas. Significa Paz (Hei) e tranqüilidade(an).

KIHON WAZA
1 Zenkutsu Dachi / Gedan barai avança Oizuki
2 Zenkutsu Dachi/ Jodan Age Uke (Zenkutsu Dachi) p/ frente e recuando
3 Zenkutsu Dachi / Chudan Soto Uke (Zenkutsu Dachi) p/ frente e recuando
4 Zenkutsu Dachi / Chudan Uchi Uke (Zenkutsu Dachi) p/ frente e recuando
5 Zenkutsu Dachi / Guedan Barai(Zenkutsu Dachi) p/ frente e recuando
6 Kokutsu Dachi / Shuto Uke (Kokutsu Dachi) p/ frente e recuando
7 Zenkutsu Dachi / Maegueri (Zenkutsu Dachi) p/ frente e girando
8 Kiba Dachi / Yokogueri Keage (Kiba Dachi) p/ lateral ( cruzando pernas)

KATA
1 Heian Shodan (1o Kata) com Aplicação

Video execução do kata http://www.youtube.com/watchv=G27-9eDA0oA

kata heian shodan

KUMITE

Sambom Kumite
1 Ataque: Oizuki Jodan, Oizuki Chudan e Maegueri (direito).
2 Defesa: Age uke – Soto uke – Gedan barai (com Kiai)

PARTE TEÓRICA
1 O que significa Seito Resposta: Aluno
2 O que é Dojo Resposta: Local de Treinamento
3 O que significa Heian Resposta: Mente tranqüila ou primeira forma.

PROGRAMA DE EXAME DE KYU

7º KYU (Faixa Branca) / 6º KYU (Faixa Amarela)

KIHON
1. OI ZUKI CHUDAN
2. SOTO UKE
3. TETSUI UCHI
4. AGE UKE
5. SHUTO UCHI
6. SHUTO UKE
7. MAE GERI CHUDAN (braços laterais)
8. GEDAN BARAI
9. MAWASHI GERI
10. UCHI UKE
11. YOKO GERI (passando por KAKE DACHI) 3 vezes.

Ø KUMITE (até 6 anos será opcional)
· GOHON KUMITE (5 passos atacando)
· Ataca OI ZUKI JODAN – defende AGE UKE e contra-ataca após a 5ª defesa com GUIAKU ZUKI.
· Ataca OI ZUKI CHUDAN – defende SOTO UKE e contra-ataca após a 5° defesa com GUIAKU ZUKI.

Ø KATA (até 6 anos será opcional contagem)
· HEIAN SHODAN

A FAIXA BRANCA (Shiro Obi) – Sem graduação (Mu Kyu)
Essa é a cor do desprendimento.

O branco reflete todas as cores. A própria cor dessa faixa indica que o seu portador ainda possui a ingenuidade e deve procurar manter a mente limpa. Entretanto, ele tem em potencial, todas as cores das demais faixas posteriores e assim como o fogo está na pedra, cabe a ele, faze-lo brotar através da fricção do treino árduo.

A busca nesse grau é pela purificação e transformação, diante do infinito conhecimento que tem diante de si.Essa faixa nos diz que o iniciante deve buscar a humildade e a imaginação criativa, através da limpeza e da claridade dos pensamentos. É a cor síntese do arco-íris e a mais associada ao sagrado, pois simboliza paz, pureza, perfeição e especialmente o absoluto.

Ela nos diz que devemos buscar a pureza, sinceridade e a verdade; repelindo os pensamentos negativos, procurando elevá-los, para que encontremos o equilíbrio interior, segurança e desenvolvamos o instinto e a memória.

O branco simboliza uma espécie de coringa, para todos os propósitos, é o substituto para qualquer cor, assim como uma tela em branco esperando para ser pintada.

A FAIXA AMARELA (Kiiro Obi) – 6º Kyu (Rokku Kyu)
Assim como um sol que desponta todos os dias, ela significa que é um iniciante ou um recém nascido no Karatê, que com o tempo irá crescendo e fortalecendo-se, até chegar à maturidade que corresponde à faixa preta.

Assim como o sol nascente o conhecimento começa a aflorar para o iniciante. Agora ele pode vislumbrar um pouco da iluminação da descoberta e da realidade do que é o Karatê. Entretanto, assim como o amarelo é uma cor primária, isto é, não pode ser formado pela mistura de outras cores, ele também deve manter-se puro dentro da escola de Karatê que escolheu ainda evitando misturar outras coisas aos conhecimentos que está recebendo para não se confundir dentro da senda do verdadeiro karatê.

Assim como essa cor, essa graduação lhe traz a alegria, a vida, o calor, a força, a glória, o poder mental e representa o descobrimento. Ela lhe desperta novas esperanças no caminho, dando-lhe vivacidade, alegria, desprendimento e leveza. Agora ele deve procurar desinibir-se para desenvolver seu brilho, mas também diminuir a ansiedade e as preocupações, construindo sua confiança, energia e inteligência na solução dos problemas que surgirão.

A cor dessa graduação mostra que o praticante deve reter conhecimentos e desenvolver a luz da sabedoria e da criatividade, e assim como o sol, ela deve trazer a luz para as situações difíceis.

O Amarelo simboliza: criatividade, as idéias, o conhecimento, alegria, juventude e nobreza. Apesar do amarelo estar relacionado ao elemento terra, também é uma cor Yang e representa o descobrimento e a abertura para o conhecimento do Karatê.

Entre em contato Contato. Envie uma mensagem SMS (21)97468-4532. Todas as principais informações e notícias são republicadas na rede social Google Plus faça uma visita para tirar suas dúvidas, adicione-me para não perder o contato.

Newsletter

Receba as novidades de KarateZine, de forma exclusiva e gratuita, diretamente no seu e-mail. Newsletter Atenção: Um e-mail de confirmação será enviado. Para concluir é necessário confirmar. Basta um click e pronto!

KarateZine é uma revista eletrônica online, aberta, colaborativa e livre sobre Karate. Aborda técnicas de todos os estilos de Karate de forma educativa. Informa sobre atividades atuais de Shotokan, Kyokushin, Goju-Ryu etc.