Goju Ryu Karate História e fundadores

O estilo Goju Ryu Karate foi fundado oficialmente no ano de 1933 pelo karateca Chojun Miyagi. O karateca nasceu em 25 de abril de 1888, na cidade de Naha, na principal ilha do arquipélado de Ryukyu, tendo vindo a falecer em Outubro de 1953. O seu instrutor foi o outro grande karateca Kanryo Higashionna (também chamado Higaonna), o fundador do Naha-te.

Kanryo Higaonna

goju ryu fundadores, goju ryu karate, Chojun Miyagui, GOJU-RYU, Goju-Kai, Kanryo Higaonna

Kanryo Higashionna nasceu a 10 de Março de 1853, tendo falecido em 1915, aos 63 anos. Fazia parte da baixa nobreza. Ele queria viajar para a China a fim de estudar, mas não tinha dinheiro para a viagem, quem o ajudou foi um proprietário de navio mercante. Assim, em 1868, quando ainda jovem, foi para Fuzhou ou Foochow que é a capital da província de Fukien ou Fujian, na China. Lá, foi discípulo de um karateca Chinês chamado Woo (“Ru”, em japonês), ou Ryu Ryu Ko, o qual o levou consigo por inúmeras escolas de Boxe Chinês, treinou o estilo chamado Pak Hok Pai (estilo Garça Branca ou Grou Branco).

Kanryo Higaonna karateca havia passado de 13 a 16 anos (o período varia de acordo com a fonte de consulta) na China treinando com Ryu Ryu Ko. Após o seu regresso ao lar, homenageou o proprietário do navio, Yoshimura, e começou a ensinar seus filhos a arte que ele tinha aprendido. Com a propagação da fama de suas grandes habilidades, ele passou a ensinar os membros da família real. Mais tarde, ele abriu seu próprio dojo.

Kanryo Higaonna tornou-se especialmente conhecido por sua incrível velocidade, força e poder. Sua arte tornou-se conhecida como Naha-te. Após a sua morte, o seu sucessor foi o karateca Chojun Myiagi. Por volta do ano 1899, quando contava onze anos de idade, Chojun Miyagi foi treinar artes marciais com Ryuko Aragaki, cuja lições se concentraram em desenvolver o físico por meio do treinamento (hojo undo) com equipamentos como pesos de pedra (chishi), jarros de barro (nigiri-game) e makiwara.

Em 1901, o aluno Miyagi foi apresentado a Kanryo Higashionna, quando aprende todos os kata do estilo. Neste aspecto Miyagi diferencia-se de Higaonna, porque, para este último, um carateca deveria concentrar-se num único kata por anos a fio, até conhecê-lo profundamente, mas Miyagi demonstra ser possível aprender todos os aspectos do Naha-te. Contudo, com Miyagi, o treinamento é estremanente árduo e é dado especial foco no kata Sanchin.

Por influência de seu karateca e na companhia de seus amigos Yoshikawa e Wu Xian Hui (karateca chinês de Pak Hok Pai que passou a viver em Oquinaua, compartilhando seus conhecimentos marciais com renomados mestres de caratê no começo do século XX), Chojun Miyagi faz sua primeira viagem até a China, o que veio a influenciar diretamente o estilo, fato que é visto em alguns kata. Ficou lá por quatro anos, seguindo os passos do seu mestre, quando treinou os estilos Pa Kua Chang e Shaolin Chuan, estilos suaves e internos que além de aprimorarem o físico, prezam muito pelo desenvolvimento emocional e espiritual. Quando à terra natal, baseou-se no princípio de yin e yang (as energias negativa e positiva que regem o universo) e uniu a flexibilidade das artes internas chinesas à rigidez do tradicional estilo Naha-te, criando assim o Goju-ryu. Porém, as bases do estilo já haviam sido estabelecidas pelo karateca Kanrio Higaonna, discípulo do karateca Chinês Woo (“Ru”, em japonês), ou Ryu Ryu Ko.

Entre em contato Contato. Envie uma mensagem SMS (21)97468-4532. Todas as principais informações e notícias são republicadas na rede social Google Plus faça uma visita para tirar suas dúvidas, adicione-me para não perder o contato.

Newsletter

Receba as novidades de KarateZine, de forma exclusiva e gratuita, diretamente no seu e-mail. Newsletter Atenção: Um e-mail de confirmação será enviado. Para concluir é necessário confirmar. Basta um click e pronto!

KarateZine é uma revista eletrônica online, aberta, colaborativa e livre sobre Karate. Aborda técnicas de todos os estilos de Karate de forma educativa. Informa sobre atividades atuais de Shotokan, Kyokushin, Goju-Ryu etc.