História do Karate Wado-Ryu

O estilo de Karate Wado-Ryu, foi fundado pelo karateca japonês Hironori Ohtsuka em 1934, um Budoka altamente talentoso, misturando técnicas de artes marciais como Jiu-Jitsu (sem armas) com a luta difundida pelo karateca Gichin Funakoshi (considerado o pai do Karate moderno e criador do estilo Shotokan).

O Wado-Ryu (caminho da paz) está simbolizado por uma pomba, símbolo universal de Harmonia e Paz.

Apesar de seguir a prática de Jiu-Jutsu de forma contínua, quase três décadas depois, em 1922, também iniciou a prática de Karate com os Mestres CHOKU MOTOBU, KENWA MABUNI e particularmente com GICHIN FUNAKOSHI, que tempos depois, cerca de 10 anos, percebeu que o karateca Ohtsuka tinha um estilo bastante diferente do seu, especialmente pela utilização de tarefas de combate livre, para além do treino do Kata e do Kihon instituídos.

História do Karate Wado-Ryu
O estranho é que quando o karateca Ohtsuka se converteu um aluno do karateca Funakoshi já era um prestigiado karateca de Shindo Yoshin Ryu Jiu-Jutsu.

wado ryu historia, wado ryu katas,kata wado ryu, karate kata wado ryu, wado kai katas, wado ryu karate, wado ryu katas, wado ryu brasilia, wado ryu historia, wado ryu vídeos

Wado Ryu Conflitos com Shotokan karate
O karateca Gichin Funakoshi fiel aos princípios tradicionais do treino de karate, Kihon e Kata, não aceitou a visão nova do karateca Ohtsuka, aconselhando-o por isso, a criar a sua própria escola, como mais tarde veio a acontecer.

O karateca Ohtsuka foi um dos discípulos prediletos do karateca Funakoshi, pela sua dedicação e constância na aprendizagem do Karate chegando mesmo a ser designado seu assistente, acompanhando-o sempre nas suas demonstrações No entanto, a partir deste momento, o karateca Ohtsuka iniciou o estudo profundo das técnicas do Jiu-Jitsu Tradicional e do Karate de Okinawa, abrindo o seu próprio Dojo em Tóquio com 43 anos, em maio de 1934, onde veio mais tarde a denominar o estilo Wado-Ryu Karate-do, em 1939.

O estilo Wado-Ryu é um dos quatro estilos de Karate principais reconhecidos pela WKF – World Karate Federation, Wado-Ryu, Shito-Ryu, Goju-Ryu e Shotokan.

De salientar que algumas técnicas de ensino de resistência física e endurecimento de partes do corpo, tais como as mãos, foram banidas no método de ensino do karateca Ohtsuka, acreditando que tais práticas eram inúteis para a evolução da sociedade. O verdadeiro sentido do treino de Wado-Ryu não passa pelo desenvolvimento do físico como preparação do corpo agressivo, mas sim no aperfeiçoamento e desenvolvimento da mente, originando tranquilidade e paz, reagindo com clareza e sem hesitações perante situações de conflito.

Para o karateca Ohtsuka o Karate era essencialmente uma disciplina espiritual, onde procurava o equilíbrio das suas ações humanas, eliminando atos discriminatórios e violentos. Para ele a combinação TEN to CHI to JIN no RI-DO ni WA suru, é uma união harmoniosa a ser respeitada de forma incansável.

No ensino das Artes Marciais não desenvolvemos nenhuma técnica violenta, mas sim a paz e a harmonia, cultivando um corpo saudável e uma inteligência elevada para compreender este ideal de paz e harmonia necessário em todo o mundo.

Entre em contato Contato. Envie uma mensagem SMS (21)97468-4532. Todas as principais informações e notícias são republicadas na rede social Google Plus faça uma visita para tirar suas dúvidas, adicione-me para não perder o contato.

Newsletter

Receba as novidades de KarateZine, de forma exclusiva e gratuita, diretamente no seu e-mail. Newsletter Atenção: Um e-mail de confirmação será enviado. Para concluir é necessário confirmar. Basta um click e pronto!

KarateZine é uma revista eletrônica online, aberta, colaborativa e livre sobre Karate. Aborda técnicas de todos os estilos de Karate de forma educativa. Informa sobre atividades atuais de Shotokan, Kyokushin, Goju-Ryu etc.

Ping