Karate as escolas modernas e seus mestres

As principais escolas ou estilos modernos de karate são SHORIN-RYU, SHOTOKAN, SHITO-RYU, ISSHIN-RYU, SHUDOKAN, GOJU-RYU conforme exposto abaixo. O Karate somente foi introduzido no Japão na década de 1920, tendo sofrido algumas mudanças, para que pudesse ser aceito como uma arte essencialmente japonesa. Em outras palavras, por ter sido de domínio da China durante muito tempo, Okinawa recebeu forte influência deste país, que era considerado inimigo dos japoneses.

SHORIN-RYU
A partir de meados do século XIX, cada karateca passou a dar um nome à sua escola ou estilo. O estilo Shuri-te uniu-se ao Tomari-te para formar o Shorin Ryu. Shorin é a pronúncia japonesa de Shaolin, indicando a influência recebida da arte chinesa. Este estilo, primeiramente, dividiu-se em três outros estilos chamados Kobayashi-Ryu, Shobayashi-Ryu e Matsubayashi-Ryu. Alguns dos mais conhecidos mestres desta escola foram: Chosin Chibana (1885-1969), que continuou a linha de Shorin-Ryu do karateca Itosu chamando-a Kobayashi-Ryu (Shorin-Ryu), Katsuya Miyahira que, após a morte do karateca Chibana, liderou o Shorin-Ryu Shido-kan e Shugoro Nakazato (1921-), fundador do Shorin-Ryu Shorin-kan.

SHOTOKAN
Gichin Funakoshi (1868-1957), aluno dos mestres Azato e Itosu e também do karateca Matsumura e outros mestres, é um dos principais responsáveis pela difusão do karate-do no Japão. Embora a princípio não quisesse dar um nome específico ao seu estilo, este ficou conhecido como Shotokan, um dos estilos mais difundidos hoje em dia. Para se ter uma idéia de sua popularidade, é comum quando alguém pratica este estilo, ao invés de dizer que pratica karate, dizer que pratica Shotokan. Entre os principais alunos de Funakoshi destacaram-se Shigeru Egami (1912-1981, Shotokai), Masatoshi Nakayama (1913-1987, NKK), Hidetaka Nishiyama (1928-, ITKF) e Hirokazu Kanazawa (1931-, SKIF).

SHITO-RYU
Kenwa Mabuni (1889-1952), um dos melhores alunos do karateca Itosu, foi também aluno do mestres Higashionna e Miyagui do Naha-te . Mudou-se para o Japão para ensinar Karate-do do estilo que primeiramente chamou Itosu-Kay até que em 1937 criou o estilo Shito-Ryu , que combina aspectos do Shuri-te e do Naha-te. O nome do seu estilo deriva dos caracteres dos nomes dos seus dois mestres Itosu e Higashionna. A terminação (ryu) comum a muitos estilos significa escola ou estilo. Após a sua morte, seu filho Kenei herdou o Shito-Ryu e seu aluno Ryusho Sakagami continuou o Itosu-Kai Shito-Ryu.

ISSHIN-RYU
Tatsuo Shimabuku, aluno dos mestres C. Kyan, Miyagui (Goju-Ryu) e de Choki Motobu, foi o fundador do estilo Isshin-Ryu que combina Shuri-te e Naha-te. Seu irmão Eizo Shimabuku continuou a linha Shobayashi-Ryu de Shorin-Ryu que se expandiu bastante nos Estados Unidos a través dos marinheiros das bases navais em Okinawa.

SHUDOKAN
Fundado pelo karateca Kanken Toyama (Oyadameri Kanken) (1888-1966). Toyama iniciou seu aprendizado com o karateca Itarashiki (Okinawa-te) e depois foi discípulo do karateca Itosu. Também treinou com os mestres AnKichi Aragaki, Anko Azato, Choshin Chibana, Kentsu Yabu, Oshiro e Tana. Também foi aluno do karateca Higashionna (Naha-te).

GOJU-RYU

Chojun Miyagui (1888-1953): foi o mais importante e provavelmente o mais conhecido discípulo do karateca Higashionna. O karateca Miyagui abrigou o karateca Higashionna na sua casa, quando este estava idoso, e continuou a escola quando ele morreu. Também viajou à China várias vezes, seguindo os passos do seu mestre. Em 1929 (na época em que a maioria dos mestres estavam dando os nomes aos seus estilos) o karateca Miyagui decidiu chamar o seu estilo de Goju-Ryu, nome que explica a característica de combinar o duro (Go) com o suave (Ju), força e flexibilidade. Assim, este estilo enfatiza os exercícios de respiração e combina movimentos fortes e rápidos com movimentos suaves e lentos. Miyagui foi um dos primeiros mestres a criar um sistema de ensino para o Karate-do.

fonte: KARATE, A ARTE DE TRANSFORMAR VIDAS, RENATO FROSSARD

Entre em contato Contato. Envie uma mensagem SMS (21)97468-4532. Todas as principais informações e notícias são republicadas na rede social Google Plus faça uma visita para tirar suas dúvidas, adicione-me para não perder o contato.

Newsletter

Receba as novidades de KarateZine, de forma exclusiva e gratuita, diretamente no seu e-mail. Newsletter Atenção: Um e-mail de confirmação será enviado. Para concluir é necessário confirmar. Basta um click e pronto!

KarateZine é uma revista eletrônica online, aberta, colaborativa e livre sobre Karate. Aborda técnicas de todos os estilos de Karate de forma educativa. Informa sobre atividades atuais de Shotokan, Kyokushin, Goju-Ryu etc.