Karate Dojo entenda o comportamento

Karate Dojo entenda as regras de comportamento no Dojo. As práticas interiores e exteriores do Karate Dojo, representam o espírito e as razões profundas dos ritos cerimoniosos da prática das Artes Marciais.

O Karate segue as tradições da saudação no Japão que se executa de duas formas diferentes: uma simples e natural (RitsuRei) a outra (ZaRei), mais cerimoniosa.

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1º – O aluno mais graduado da classe, (Senpai), dá a voz de Segatsu,
isto é, alinhar. Nessa altura, os karatecas alinham em pé, do lado
Shimoza, voltados para o Kamiza, dispostos por graduações no sentido
longitudinal do Dojo, ficando, o praticante mais novo da classe
(Kohai), numa extremidade do Dojô, e o karateca mais graduado (Senpai),
na outra, em Shimoseki.Durante o alinhamento e à voz de Ki
otsuke (Arranjar o karatê-gi), os karatecas devem assumir uma postura
correta, de pernas unidas, com o Gi (uniforme) e o Obi (faixa)
devidamente compostos.2º – O karateca coloca-se no Kamiza, virado
para a frente, para o Tokonoma e, será ele o primeiro a assumir a
posição de Zazen, como indicação de que o cerimonial se iniciou.3º
– Dá-se a voz de Senza (Ajoelhar), e todos os praticantes deverão
assumir a mesma posição, em ordem hierárquica decrescente;4º –
Dá-se a voz de Mokuso (Meditar/Concentrar), para uma breve
concentração da mente, «Durante este período, os karatecas deverão
abstrair-se das preocupações exteriores ao Dojo e disponibilizarem-se
para o treino.5º Após este período de reflexão, à voz de Mokuso
Yame (Parar de meditar), dá-se a voz de Shomen Ni Rei (Saudação para
a frente, em silêncio).É o momento para todos os karatecas,
incluindo o karateca, fazerem a saudação, supostamente, à Entidade
Suprema, ao Grande karateca (Shihan), à própria arte em si, como sinal de
respeito.6º – Seguidamente, à voz de karateca Ni Rei (Saudação
para o professor), os alunos e professor cumprimentam-se simultaneamente
entre si, proferindo a palavra Oss!.7º Se o Senpai estiver
presente, em Shimoseki, seguir-se-á a voz de Hidari mite (olhar para a
esquerda), ou Migi mite ( olhar para a direita ) dependendo o lado q
o sempai estiver, em que todos devem se virar para Shimoseki, em
diagonal, e à voz de Senpai Ni Rei (saudação para o Senpai), estes se
cumprimentam entre si, proferindo a palavra Oss!.8º Terminado o
cerimonial em Za Rei, o karateca levanta-se, dando indicação ao Senpai, à
voz de Tate Kudassai (por favor levante-se), para que se levante
também, sendo depois, a vez dos restantes praticantes, os quais,
levantar-se-ão, por ordem hierárquica decrescente, calma e serenamente.9º
Quando todos os karatecas estiverem em pé, após o cerimonial, soará uma
última voz Otogai Ni Rei (saudação para todos) e todos voltam a fazer
uma saudação entre si, proferindo a palavra Oss!. CERIMONIAL FINAL
Depois dos exercícios finais, o karateca dará por terminada a aula à voz
de Sore Made (acabou).1º Nessa altura, dá-se a voz de
Segatsu (alinhar), como no início é indicado no 1º item do Cerimonial
Inicial, para todos os karatecas alinharem para o cerimonial final.2º Segue-se a mesma ordem que no Cerimonial Inicial (2º, 3º e 4º do Cerimonial Inicial).3º Após a voz de Mokuso Yame (parar de meditar), haverá a voz de Dojo Kun, (lemas do Dojo).Depois do Dojo Kun, o cerimonial segue-se igual como se indicou no 5º item do Cerimonial Inicial e nos seguintes.Atenção: Toda e qualquer saudação, exceção feita ao 5º item, deve ser procedida com a palavra Oss.Este
Oss deve ser gutural, cujo som deve ser emitido do baixo-ventre,
saindo do fundo das nossas entranhas e deve ser acompanhado de uma
saudação apropriada, a qual denote respeito, simpatia e confiança no
nosso interlocutor.Significa um cumprimento de grande amizade que deve existir entre os praticantes, instrutores e alunos.Existem
várias fórmulas, mas em todas a mensagem é a mesma: a evidenciação da
hierarquia e da disciplina que norteiam o trabalho naquele DOJO (local
de treinamento).A hierarquia começa na disposição: o karateca
(mais antigo) em destaque todos os demais posicionados em ordem
decrescende de graduação (que equivale à antiguidade militar) se colocam
em fila diante do retrato do Fundador do Estilo e em pé ou ajoelhados e
demonstrarão humildade ao demonstrar respeito e gratidão a ele em
primeiro lugar (Chomey-ni), depois todos demonstrarão seu reconhecimento
ao responsável pelo DOJO (karateca-ni), e, por último, cumprimentarão
mais uma vez entre si (Otagai-ni), podendo ou não haver um cumprimento a
um aluno mais antigo auxiliar dele (Sempai-ni).Há quem advogue a
desnecessidade deste tipo de procedimento entendendo que pode-se passar
diretamente ao treinamento, o que discordamos, pois então, teríamos que
questionar também os kimonos brancos e as faixas: o cumprimento não é
só tradição cultural é a forma tradicional de mostrar disciplina e
respeito, pois qualquer um que chegar e ver o início e término da aula
verá que há uma autoridade central naquele local e mesmo ela tem
respeito por outra.Numa sociedade desacostumada ao respeito soa
estranho este tipo de atitude, mas nossa sociedade não é exatamente
modelo de formação de bons caracteres e quem sabe não seja um pouco de
formalismo que esteja faltando, pois se o ato exterior não garante,
concordamos, existência de espírito crítico, ao menos ajuda a tornar
mais fácil a convivência.

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