Karate Organização do Dojo

O Dojo (道場, Do = via, Jo = local, literalmente o lugar da via) é o termo japonês que designa o local de treino de uma Arte Marcial, onde se reúnem praticantes a fim de treinar, ser examinados ou destinado ao desenrolar de uma competição.

É um local de concentração e respeito onde decorrem muitos dos cerimoniais próprios de uma Arte Marcial como o Reishiki (que precede e finaliza cada uma das sessões de treino) e o Souji (literalmente, limpeza e que ocorre no término de cada sessão).

A organização do Dojo, além de simbólica, geralmente respeita um padrão tradicional, segundo o qual os praticantes entrarão pelo lado esquerdo referente ao Shomen e os instrutores pelo lado direito.
Tradicionalmente também existe um Kamiza (上座) – área destinada a uma espécie de santuário contendo artefactos como sabres, fotografias, caligrafia, ou decorado com outros objectos relacionados com a Arte.

A parede frontal ao kamiza é o Shimoza (下座) destinado aos alunos que devem organizar-se por graduações ou antiguidade no Dojo da esquerda do karateca para a direita (do lado esquerdo da linha de saudação, paralelamente ao Shomen, estará o Sempai e os cintos negros). É igualmente à direita que se encontra o lugar reservado aos convidados ou visitantes do Dojo.

artes marciais karate, arte marcial karate, karate dojo, dojo artes marciais, dojo arte marcial

Entre em contato Contato. Envie uma mensagem SMS (21)97468-4532. Todas as principais informações e notícias são republicadas na rede social Google Plus faça uma visita para tirar suas dúvidas, adicione-me para não perder o contato.

Newsletter

Receba as novidades de KarateZine, de forma exclusiva e gratuita, diretamente no seu e-mail. Newsletter Atenção: Um e-mail de confirmação será enviado. Para concluir é necessário confirmar. Basta um click e pronto!

KarateZine é uma revista eletrônica online, aberta, colaborativa e livre sobre Karate. Aborda técnicas de todos os estilos de Karate de forma educativa. Informa sobre atividades atuais de Shotokan, Kyokushin, Goju-Ryu etc.

Ping