Karate Shotokan Fisiologia e Fundamentos dos Katas do Estilo Shotokan

Karate Shotokan Fisiologia e Fundamentos dos Katas do Estilo Shotokan. Aqui o resumo da Fisiologia e Fundamentos dos Katas do Estilo Shotokan. Os KATAS são a essência do estilo de karatê, neles estão contidas as técnicas de grandes mestres. Cada kata representa uma situação diferente pela qual o karateca esta passando.

Karate Shotokan Fisiologia e Fundamentos dos Katas do Estilo Shotokan

Os katas só terão o seu significado realmente compreendido por aquele que os pratica com maior frequencia, com a pratica pode realmente alcançar o real significado de cada técnica contida no kata e não a simples ordenação dos movimentos, pois o kata não deve ser dublado e sim vivido, deve-se incorporar a situação para que ele possa vir a ter um proveito real para o praticante.

kata shotokan videos, kata shotokan bassai dai, kata shotokan heian nidan

Fisiologia e Fundamentos dos Katas do Estilo Shotokan

1. Para cada kata, o número de movimentos é fixado, eles tem que ser executados na ordem correta.

2. O primeiro movimento e o último movimento de cada Kata tem de ser executados no mesmo ponto da linha de atuação, ela tem formas variadas, dependendo do Kata, como linha reta, forma de T, forma de I, e assim por diante.

3. Existem Katas que precisam ser aprendidos e outros que são opcionais. Os primeiros são os cinco Katas Heian e os três Katas Tekki. Os últimos são: Bassai, Kanku, Empi, Hangetsu, Jitte, Gankaku e jion. Os outros Kata são: Meikyo, Chinte, Nijushiho, Gojushiho, Hyakuhachiho, Sanchin, Tensho, Unsu, Sochin e Seienchin.

4. Para executar dinamicamente um Kata, três regras devem ser lembradas e observadas: 1. o uso correto da força; 2. a velocidade do movimento, lento ou rápido; 3. a expansão e contração do corpo. A beleza, a força e o ritmo do Kata dependem desses três fatores.

5. No início e término do Kata, a pessoa faz uma inclinação. Isso faz parte do Kata. Ao fazer sucessivos exercícios de Kata, incline-se no começo e ao terminar o último kata. (OSS)

Algumas literaturas explicam que a palavra KATA não tem plural , só deve ser escrita no singular mesmo que falemos de mais de um kata. Nós abordaremos isso de forma figurada respeitando as concordancias verbais da língua portuguesa.

O pré-conceito de que o Kata é uma luta simulada perde o sentido como muitos definem, pois todos os Katas possuem objetivos técnicos, táticos e físicos, além De suas mais variadas aplicações (BUNKAI) reunindo toda magia do karate-do.

Fundamentos dos Katas do Estilo Shotokan

1. SEQUÊNCIA – é memorização dos movimentos do Kata: sua direção, a utilização correta dos movimentos de mãos, pés, defesas, etc.. Isso requer uma boa capacidade de memorização, para que seu realize o movimento involuntariamente, sme ter que pensar para executa-lo.
2. RESPIRAÇÃO – deve ser correta e cadenciada respeitado o ritmo pré-estabelecido. O organismo realiza inspirações e expirações durante a execução dos mais variados movimentos, sendo eles de fortes ou suaves, portanto a respiração correta, além de aumentar a força e a velocidade, ajuda na concentração do corpo e da mente e mantém o karateca com melhor condição física.

3. COMBINAÇÕES E TEMPO – refere-se a um grupo de movimentos no Kata. A combinação faz com que o Kata torne-se uma série de movimentos, representando diferentes situações de lutas. TEMPO, separa as diferentes combinações. São esses dois itens que dão vida ao Kata.

4. FORMA E SIGNIFICADO – FORMA significa aplicar posições perfeitas em todo o Kata. Posturas e posições corretas de pernas, mãos e pés. O corpo deve estar perpendicular ao chão, os ombros relaxados, e a expressão alerta. O SIGNIFICADO servirá para que o aluno entenda com exatidão a função de cada movimento aplicá-los com convicção.

5. VISÃO – A visão objetiva e forme significa grande concentração. Sem esse elemento, o Kata pode torna-se sem vida.. Visão firme e precisa em uma luta, poderá afetar psicologicamente o oponente. No Kata, antes de executar um movimento deve-se ter a visão absoluta para execução do movimento seguinte.

CRITÉRIOS IMPORTANTES NA EXECUÇÃO DE UM KATA
RESPIRAÇÃO
RITMO
FORÇA
VELOCIDADE/POTÊNCIA
KIME
TEMPO
PRECISÃO DE POSIÇÕES
KIHON CORRETO
PRECISÃO E DIREÇÃO DOS GOLPES (FOCO)
ENTENDIMENTO DO BUNKAI (APLICAÇÃO)
CONCENTRAÇÃO
EQUILÍBRIO (concentração/movimento/respiração)

Entre em contato Contato. Envie uma mensagem SMS (21)97468-4532. Todas as principais informações e notícias são republicadas na rede social Google Plus faça uma visita para tirar suas dúvidas, adicione-me para não perder o contato.

Newsletter

Receba as novidades de KarateZine, de forma exclusiva e gratuita, diretamente no seu e-mail. Newsletter Atenção: Um e-mail de confirmação será enviado. Para concluir é necessário confirmar. Basta um click e pronto!

KarateZine é uma revista eletrônica online, aberta, colaborativa e livre sobre Karate. Aborda técnicas de todos os estilos de Karate de forma educativa. Informa sobre atividades atuais de Shotokan, Kyokushin, Goju-Ryu etc.

Ping