Karate Wado-Ryu Sucessão HIRONORI OHTSUKA

Ohtsuka faleceu em 1982 e muitos aguardavam ansiosamente o sucessor dele na organização e estilo Wado-Ryu. Todos foram testemunhas de que Ohtsuka sempre respeitou a habilidade e a lealdade do karateca Tatsuo Suzuki, escolhendo-o para demonstrar e difundir as técnicas do Wado-Ryu em Estágios e demonstrações pelo mundo.

Antes da morte do karateca Ohtsuka, em 1982, houve várias reuniões onde o grande karateca deixou claro o desejo de ter o karateca Tatsuo Suzuki como seu sucessor. Apesar desta posição, karateca Suzuki timidamente recusou aceitar tal distinção e honra, propondo que fosse o seu filho karateca Jiro Ohtsuka a merecer o título de Grande Mestre, historicamente uma tradição familiar japonesa. Contudo, em 1989, karateca Jiro Ohtsuka altera o seu nome para Hironori Ohtsuka II, sendo atualmente o Instrutor-Chefe da Wado-Ryu Karate-do Academia.

wado kai, wado ryu karate, wado ryu katas, wado ryu brasil, wado ryu brasilia, wado ryu historia, wado ryu vídeos

Wado Ryu Karate
Com diferenças nas interpretações deste e de outros factos no seio do estilo Wado-Ryu, karateca Tatsuo Suzuki criou em 1989, a WIKF – Wado International Karate-do Federation, no propósito de manter a essência pura do estilo Wado-Ryu transmitido desde sempre pelo karateca Hironori Ohtsuka.

O karateca Tatsuo Suzuki nasceu em Yokohama, Japão, em 27 de Abril de 1928. Iniciou a prática do Karate aos 14 anos com o Grande karateca Hironori Ohtsuka. Com apenas 19 anos foi graduado em 3º Dan e aos 24 anos foi condecorado com a mais alta graduação no estilo Wado-Ryu, 5º Dan pelo karateca Ohtsuka.

Licenciado em Economia pela Universidade do Japão, treinou com o karateca Ohtsuka de 1945 a 1956. Como aluno mais graduado e leal aos seus princípios começou a viajar com ele para ensinar e difundir a pratica do estilo Wado-Ryu. De 1956 a 1964 foi o instrutor chefe da região de Tokai no Japão, viajando para a cidade de Hamamatsu, onde ensinou em diversos Clubes e Universidades.

Em 1963 recebeu convites da Europa e dos Estados Unidos da América para realizar Estágios e demonstrações do estilo, tendo em Janeiro de 1965 fundado a primeira Federação de Wado-Ryu em Inglaterra, onde se viria a radicar até aos dias de hoje.

A partir de Londres difundiu o estilo por todo o mundo, convidou vários alunos avançados do Japão e ensinou-lhes a ser instrutores propondo-lhes o ensino da modalidade e do estilo em diferentes países.

karateca Tatsuo Suzuki aos 45 anos, foi distinguido com a taça de prata por HagashiKuni, Tio do Imperador do Japão. Em 1975 recebeu a graduação de 8º Dan a mais alta graduação no estilo até então da Federação de Associações Japonesas de Karate-do Organizada (FAJKO). No mesmo ano recebeu o título de HANSHI outorgado pelo Imperador Hagashikuni, na altura um título que só o karateca Ohtsuka detinha no estilo Wado-Ryu.

karateca Suzuki é também 2º Dan de Tenshin Koryu Bo-Jitsu e 1º Dan de Judo.

O karateca Suzuki manteve a graduação de 8º Dan, Hanshi, até à sua morte, respeitando fielmente os princípios recebidos pelo karateca Ohtsuka.

O karateca Suzuki é uma referência na modalidade e no estilo para milhões de praticantes, foi o Instrutor-Chefe mundial da WIKF – Wado International Karate-do Federation, continuou a praticar Karate Wado-Ryu regularmente e a visitar anualmente diferentes países pelo mundo inteiro, até à data do seu falecimento.

A criação da WIKF – Wado International Karate-do Federation pretende manter a originalidade do ensino do Karate Wado-Ryu, não permitindo que o mesmo seja modificado.

Pratico o Wado-Ryu original como me foi ensinado pelo karateca Ohtsuka, e sempre o transmiti e transmitirei como é meu dever enquanto, HANSHI.

Entre em contato Contato. Envie uma mensagem SMS (21)97468-4532. Todas as principais informações e notícias são republicadas na rede social Google Plus faça uma visita para tirar suas dúvidas, adicione-me para não perder o contato.

Newsletter

Receba as novidades de KarateZine, de forma exclusiva e gratuita, diretamente no seu e-mail. Newsletter Atenção: Um e-mail de confirmação será enviado. Para concluir é necessário confirmar. Basta um click e pronto!

KarateZine é uma revista eletrônica online, aberta, colaborativa e livre sobre Karate. Aborda técnicas de todos os estilos de Karate de forma educativa. Informa sobre atividades atuais de Shotokan, Kyokushin, Goju-Ryu etc.