Kiba dachi Lições de Karate Bases Baixas do Kihon e kata Karate

Kiba dachi faz-se com os pés paralelos à mesma distância das bases kokutsu dachi ou zenkutsu dachi, o dobro da largura dos ombros, com o peso distribuído uniformemente, compartilhando ainda a mesma altura. A base também é conhecida como “posição de cavaleiro” ou “posição de equitação”, pois a pessoa assume a postura como se estivesse montando um cavalo.

Kiba dachi Lições de Karate Bases Baixas do Kihon e Kata
Em que pese sua aparente fragilidade frontal, a postura é muito vigorosa lateralmente, o que propricia ao lutador bastante estabilidade para aplicação de técnicas em paralelo à disposição das pernas, tais como empi-uchi ou uraken-uchi.

Kiba dachi,karate bases,karate shotokan bases,karate defesas,karate socos,golpes karate,karate shotokan,kihon bases, kihon karate

Estilos mais velhos, conforme o tronco do carateca se posiciona em relação à feitura das técnicas, classificam.

Mae kiba dachi, para ataques frontais;
Yoko kiba dachi, para ataques laterais;
Kakuto kiba dachi, para ataques em diagonal, ângulo de 45º.

Choki Motobu ensinava que a base seria a ideal para ser executada em cenários reais de luta.

A base possibilita ainda o emprego de técnicas de katame waza ou nage waza, o que, devido a sua solidez, ainda proporciona a capacidade de mover-se suavemente em que, lidando com quaisquer tipos de movimentos, das mãos e dos pés.

Aparece nos katas, Tekki, Enpi, Heian sandan, Heian godan, Jion, Jitte, Kanku, Unshu.

Kiba dachi Origem

O berço da base kiba dachi pode ser rastreado até o Templo de Shaolin, onde a postura servia como base para a prática de todas as outras técnicas. Tal como sucede com o caratê moderno, que visa precipuamente o desenvolvimento físico, o templo estimulava a prática das artes marciais como um complemento no caminho da evoluição espiritual, assim a base era muito importante e usada para fortalecer as pernas.

Kiba Dachi Fudamentos
Kiba dachi Lições de Karate Bases Baixas do Kihon e Kata. Hikui dachi são as posturas de karate nas quais o centro de gravidade resta próximo ao chão, com ênfase em técnicas de golpes potentes, chutes baixos rápidos buscando manter sempre uma posição estável e mais vantajosa em relação ao adversário. Com o centro de gravidade mais próximo ao solo, nas bases mais baixas há a possibilidade de aplicar técnicas de nage waza e katame waza.

Entre em contato Contato. Envie uma mensagem SMS (21)97468-4532. Todas as principais informações e notícias são republicadas na rede social Google Plus faça uma visita para tirar suas dúvidas, adicione-me para não perder o contato.

Newsletter

Receba as novidades de KarateZine, de forma exclusiva e gratuita, diretamente no seu e-mail. Newsletter Atenção: Um e-mail de confirmação será enviado. Para concluir é necessário confirmar. Basta um click e pronto!

KarateZine é uma revista eletrônica online, aberta, colaborativa e livre sobre Karate. Aborda técnicas de todos os estilos de Karate de forma educativa. Informa sobre atividades atuais de Shotokan, Kyokushin, Goju-Ryu etc.

Ping