Peichin Takahara Mestres do Karate Shorin-Ryu

Peichin Takahara (1683 – 1760)
As raízes do estilo Shorin-ryu se confundem com as raízes do próprio Karate e remontam ao final do século XVIII, na ilha de Okinawa. Àquela época, a ilha era a sede do hoje extinto Reino de Ryukyu, que englobava todas as ilhas do Arquipélago de Ryukyu, hoje pertencentes ao Japão. De fato, um preciso estudo das origens do Karate não pode ser feito de forma dissociada do estudo da cultura de Ryukyu. À esta epoca, o karate era denominado apenas de Te.

shorin ryu historia, Okinawa Karate, shorin-ryu karate

Shorin Ryu Karate
O Te era uma arte marcial cujo nome significava simplesmente mão, por ser uma forma de luta praticada sem armas. O desenvolvimento do Te enquanto arte marcial se perde nas brumas do tempo, visto que o mesmo surgiu de forma secreta entre os camponeses de Ryukyu, que eram proibidos de portar armas a fim de se evitar revoltas. Dessa forma, o Te era ensinado em reuniões secretas e sua própria organização se assemelhava à das sociedades secretas, com iniciações e graus de hierarquia interna.

Apesar de geograficamente pequena, a ilha de Okinawa era muito segmentada em termos culturais, de forma que três linhagens de Te acabaram por se desenvolver em torno das três cidades mais importantes: Shuri (a capital), Naha (a cidade de comércio mais dinâmico) e Tomari (o principal porto). Em cada uma dessas cidades e seus respectivos arredores, desenvolveu-se um tipo particular do Te, sendo chamados de Shuri-Te, Naha-Te e Tomari-Te, sendo que o primeiro deu origem ao estilo Shorin-Ryu.
Peichin Takahara, o primeiro grande mestre

Nascido na vila de Akata Cho, Takahara viveu a maior parte da vida na cidade de Shuri, capital do Reino de Ryukyu, e foi o maior karateca de Te (mão) à sua época. O nome Peichin representava sênior, ou o mais experiente.

Ele também foi um grande lutador, e sempre enfatizava os princípios éticos de Ijo (compaixão, humildade e modéstia), Fo (seriedade, devoção e dedicação) e Katsu (grande conhecimento da essência da técnica). Takahara respeitava a arte marcial como uma forma de vida e é considerado como o pai do karate de Okinawa.

Uma curiosidade acerca de vida de Peichin Takahara é que se atribuem a ele os primeiros mapas da ilha de Okinawa. Verdade ou não, consta que se tratava de uma pessoa muito instruída, que alguns afirmavam se tratar de um monge budista e um astrônomo.

Entre em contato Contato. Envie uma mensagem SMS (21)97468-4532. Todas as principais informações e notícias são republicadas na rede social Google Plus faça uma visita para tirar suas dúvidas, adicione-me para não perder o contato.

Newsletter

Receba as novidades de KarateZine, de forma exclusiva e gratuita, diretamente no seu e-mail. Newsletter Atenção: Um e-mail de confirmação será enviado. Para concluir é necessário confirmar. Basta um click e pronto!

KarateZine é uma revista eletrônica online, aberta, colaborativa e livre sobre Karate. Aborda técnicas de todos os estilos de Karate de forma educativa. Informa sobre atividades atuais de Shotokan, Kyokushin, Goju-Ryu etc.

Ping