SHODOKAN GOJU RYU

Kokusai Karate Kobudo Renmei ( International Karate and Kobudo Federation). Linha fundada por Seiko Higa, nascido em 1898 e falecido em 1966. Durante alguns meses, treinou diretamente com Kanryo Higashionna, aos 13 anos de idade e após a sua morte em 1915, acompanhou Chojun Miyagi como seu assistente e aluno sénior. Foi muito influenciado por Juhatsu Kiyoda.

go jo ryu karate goju ryu kata goju karate goju kata goju ryu kata video goju kai karate do kata kumite kihon

Era um professor primário, que optou por aderir à polícia. Em 1931 abandonou a instituição policial e abriu o seu Dojo em Naha. De 1937 até ao início da II Guerra Mundial, ensinou em Saipan, no Pacífico Sul. No pós-guerra, abriu novo Dojo e ensinou na Universidade de Ryukyu e na Prisão de Naha. Não acompanhou Miyagi até ao fim, deixando de treinar com ele numa fase inicial do aperfeiçoamento do Goju-Ryu.

Tal caracterizou fortemente alguma diferenciação técnica, pois principalmente em função da sua pequena estatura física, procedeu à adaptação técnica (mais conhecidas, são as técnicas de polvo, taco). Foi ele quem ordenou as katas no Goju-Ryu. Após o falecimento de Chojun Miyagi e até Meitoku Yagi ter recebido o mankyo-kaiden, foi responsável temporário da classe de Yagi. Em 1956 tornou-se vice-presidente da Federação de Karate-Do de Okinawa e presidente dois anos depois. Nesse período, construiu o Shodokan e constituiu a Federação Internacional de Karate e Kobudo. Após ter falecido, Choboku Takamine assumiu a liderança da IKKF e o seu filho, Seikichi Higa, ficou como instrutor-chefe, ensinando no Kokusai, em Naha. Tem como conhecidos alunos seniores, Kanki Izumikawa e Teruo Hayashi.

Estas são as quatro interpretações técnicas fundamentais e de dimensão internacional significativa nos dias de hoje.

Existem outras associações particulares, mas que têm na raiz a mesma fonte técnica. Disso são exemplos a IOGKF de Morio Higaonna, a International Jundokan de Teruo Chinen (ambas nos EUA), ou a Association de Oshiro (em França), que aprenderam com Eiichi Miyazato.

A Goju-Ryu Yoshinkai, a International Karate Organization de Yamamoto, ou a Goju-Kai Karate-Do de Gosei Yamaguchi, todas originárias do Goju-Kai de Gogen Yamagushi.

Existem ainda associações tecnicamente mais originais, como a Itokazukei Goju-Ryu Kenkyukai, de Yoshio Itokazu; a Goju-Ryu Karate-Do Gojukan, em Tóquio; a Tenshi-Goju Kai; ou mesmo a Nisei Goju, ou a Kazen Goju-Ryu, americanas; e o Goju Chinês, de Ron Van Clief, etc.. Há de fato um proliferar de pequenas associações, de iniciativa pioneira de alguns instrutores, mas sem representatividade significativa junto das entidades oficiais da modalidade. Não quero com isto diminuir o seu contributo para a divulgação do estilo, mas por vezes o seu arrojo juvenil é desvirtuador da maturidade exigida para um lúcido ensino da modalidade.

Entre em contato Contato. Envie uma mensagem SMS (21)97468-4532. Todas as principais informações e notícias são republicadas na rede social Google Plus faça uma visita para tirar suas dúvidas, adicione-me para não perder o contato.

Newsletter

Receba as novidades de KarateZine, de forma exclusiva e gratuita, diretamente no seu e-mail. Newsletter Atenção: Um e-mail de confirmação será enviado. Para concluir é necessário confirmar. Basta um click e pronto!

KarateZine é uma revista eletrônica online, aberta, colaborativa e livre sobre Karate. Aborda técnicas de todos os estilos de Karate de forma educativa. Informa sobre atividades atuais de Shotokan, Kyokushin, Goju-Ryu etc.