SHOREIKAN GOJU RYU

SHOREIKAN GOJU RYU Fundada por Seikichi Toguchi, nascido a 20 de Maio de 1917 em Naha, Okinawa, sendo Shoreikan o nome do seu Dojo sede, em Nakano Machi. Toguchi treinou durante 20 anos com Chojun Miyagi, até ao seu falecimento em 1953. Tendo sido tecnicamente muito influenciado pelo seu Sempai, Seiko Higa.


SHOREIKAN GOJU RYU

SHOREIKAN, gojo ryu SHOREIKAN, SHOREIKAN kumite, SHOREIKAN kihon

Foi engenheiro electrónico no Exército Imperial Japonês durante a II Guerra Mundial e depois da guerra, regressou a Okinawa, onde desenvolveu uma reconhecida assistência na reconstrução da ilha. Em 1952, Miyagi chamou-o a colaborar na direcção executiva da sua organização, a qual viria a ser denominada, em 1954, de Federação de Goju-Kai (o termo Kai tem aqui um significado formal, querendo dizer Associação, não confundir com a linha de Yamaguchi) na qual ficou como vice-presidente. No primeiro campeonato mundial levado a cabo em Tóquio em 1969, representou o Karate de Okinawa. Entre os seus principais discípulos, encontramos nomes como Katsuyoshi Kanei, Masanobu Shinjo, John Roseberry, Toshio Tamano e outros. Apesar da sua idade avançada, é exemplo invejável de uma apurada condição física. Tem dois livros escritos sobre o Okinawa Goju-Ryu, estando um deles traduzido para inglês.

É a versão mais Ju do Goju-Ryu de Okinawa e introduziu a música no treino de kata, com vista a inspirar maior fluidez, ritmo e continuidade. Contém um esquema de exercícios diários denominados de kata kankuha, ordenando o trabalho de katas na seguinte sequência; Sishsoshin, Seisan, Seipai, Saifa. Engloba o treino de Kobudo e do Yoga. Sendo um estilo suave, as suas posições são mais altas. Nesta linha, não há combate livre e a conduta moral é muito exigente.

Sho-Rei-Kan, significam respectivamente; Respeito, Cortesia e Escola e trata-se de uma interpretação pessoal de Toguchi, organizada com vista à promoção internacional do estilo. Hoje o seu Hombu-Dojo situa-se em Koza, Okinawa, perto da base norte-americana de Cadena. Está dividido em quatro grandes categorias de trabalho e por graduações; iniciados treinam kata (dança) e dans treinam a condição física, a arte marcial e a meditação (ênfase na filosofia zen e no budismo indiano).

Das quatro grandes linhas, é a menos representativa, apenas tendo expressão geográfica nos EUA, França, Itália, Japão e Inglaterra. Do Shoreikan derivou outra linha de Goju-Ryu, o Seidokan, de Senei Toma, que treinou também com Sikishi Shinjato, antigo aluno de Miyagi e que fora polícia e aprendera na Academia de Naha.

Entre em contato Contato. Envie uma mensagem SMS (21)97468-4532. Todas as principais informações e notícias são republicadas na rede social Google Plus faça uma visita para tirar suas dúvidas, adicione-me para não perder o contato.

Newsletter

Receba as novidades de KarateZine, de forma exclusiva e gratuita, diretamente no seu e-mail. Newsletter Atenção: Um e-mail de confirmação será enviado. Para concluir é necessário confirmar. Basta um click e pronto!

KarateZine é uma revista eletrônica online, aberta, colaborativa e livre sobre Karate. Aborda técnicas de todos os estilos de Karate de forma educativa. Informa sobre atividades atuais de Shotokan, Kyokushin, Goju-Ryu etc.

Ping