Títulos e Graduações do Karate

De entre os títulos que se mantiveram na atualidade, ainda são usados no karate dojo:

Dohai: Designa dois praticantes com a mesma graduação.

Kohai: O Kohai (後輩) é o praticante jovem dotado com grau Kyu e, por questões de cortesia, utiliza-se na terceira pessoa e não directamente porquanto designa um título relativo – compara duas pessoas, sendo uma delas – o kohai – de graduação inferior.

karate dojo, karate dojos, dojos de karate, the karate dojo, shotokan karate dojo, how to do karate, golpes do karate, a origem do karate, história do karate, karate do gojukai, karate do kanji, história do karate resumo, estilos do karate

A relação Senpai – Kohai é de relevância tal que faz parte do sentido profundo da cultura japonesa, surgindo em diversas obras literárias ou cinematográficas, que procuram retratar a missão de guia que assiste ao aluno mais antigo e que é independente de factores como a graduação ou a idade[3].
A propósito desta matéria Nobuyoshi Tamura disse: Se o espírito de gratidão (do senpai) face ao Kohai se exprime unicamente através deste pensamento «obrigado por me teres permitido trabalhar bem hoje», o kohai sentir-se-á feliz tal como se agradecer ao senpai o seu ensinamento. É grotesco ter de dizer «Respeita-me porque sou o teu senpai» (…). O respeito não deve ser provocado, o kohai deve respeitar naturalmente o senpai porque o kohai ocupa o lugar que é seu e será meritoso que aquele se ocupe dele.

Senpai : O Senpai (先輩) é de igual modo um título honorífico relativo atribuído a alguém numa organização e que designa o praticante sénior, isto é, de entre os alunos mais graduados, aquele que se encontra entre os graus Shodan e Nidan, podendo ser utilizado, num sentido amplo, em relação a todos aqueles que, sendo mais graduados, ainda não lhe foi outorgado o título de karateca.Mas mais do que um praticante sénior, ao Senpai assistem certas obrigações decorrentes do seu estatuto. Tal como se espera que o Kohai respeite e obedeça ao Senpai, este, por sua vez, deve guiar, proteger, respeitar e ensinar o kohai.

karateca : O termo karateca (せんせい ou 先生) designa literalmente professor ou especialista[4] e é geralmente atribuído automaticamente a qualquer 1º e 2º Dan. É um termo que tem implícito não só o respeito mas também um certo nível de mestria numa determinada Arte.

Renshi: O Renshi (錬士 = professor, aquele que é karateca de si próprio) é um instrutor avançado e, na generalidade dos estilos só será atribuído a partir de 4º ou 5º Dan.

Shihan: O termo Shihan (師範) significa honrado professor ou modelo e designa perito ou avançado, desingnando o 5º ou 6º Dan, sendo, tal como o termo karateca, atribuído de forma automática.

Kyoshi: O termo Kyoshi (教士) designa um instrutor de uma associação ao qual foi atribuído o grau de 7º e 8º Dan.

Hanshi : O termo Hanshi (範士) ou Shihan (師範) significa amo, é um título honorífico atribuído não já automaticamente a todos os 9º e 10º Dan, mas por via de outorga e designa o instrutor sénior que se distinguiu no exercício das suas funções.

Kansho: Termo que significa diretor.

Sosai: Significa presidente e fundador e designa unicamente os fundadores de cada uma das grandes associações de karate nipónicas.

Menkyo Kaiden: Título extremamente raro reservado apenas ao praticante que conhece totalmente os ensinamentos da escola e compreende, na sua plenitude, os ensinamentos secretos.

Entre em contato Contato. Envie uma mensagem SMS (21)97468-4532. Todas as principais informações e notícias são republicadas na rede social Google Plus faça uma visita para tirar suas dúvidas, adicione-me para não perder o contato.

Newsletter

Receba as novidades de KarateZine, de forma exclusiva e gratuita, diretamente no seu e-mail. Newsletter Atenção: Um e-mail de confirmação será enviado. Para concluir é necessário confirmar. Basta um click e pronto!

KarateZine é uma revista eletrônica online, aberta, colaborativa e livre sobre Karate. Aborda técnicas de todos os estilos de Karate de forma educativa. Informa sobre atividades atuais de Shotokan, Kyokushin, Goju-Ryu etc.