Wado Ryu Karate história e fundamentos

O estilo Wado-Ryu (Estilo do caminho da paz), foi criado por Hironori Otsuka e se difere dos demais estilos por usar o mínimo de esforço. É baseado em princípios físicos e fisiológicos, utilizando esquivas, bases mais altas e nomenclatura própria e original desde a sua criação e técnicas peculiares do próprio estilo.

Wado-ryu (também grafado Wadoryu ou Wado Ryu) é o estilo de Karate fundado pelo karateca japonês Hironori Otsuka em 1934, misturando técnicas de artes marciais como Jiu-Jitsu com a luta difundida pelo karateca Gichin Funakoshi (considerado o pai do Karaté moderno e criador do estilo Shotokan).

Características do estilo de Karate Wado-ryu

wado-ryu, karate wado ryu, wado-ryu,Hironori Otsuka, wado-ryu katas, wado-ryu graduações
Wado-Ryu Brasão

Wado significa, em tradução literal para o português, “caminho (do) da paz e harmonia (wa)”. Em 1940, karateca Hironori Otsuka fundou a Wado-kai (kai = organização), com o objetivo de consolidar as diretrizes e garantir a padronização das técnicas do Wado-ryu (ryu = estilo).

O estilo Wado-Ryu de Karate se diferencia dos demais pela utilização de técnicas de esquiva (sabaki e nagashi), projeção (muito comuns no Judo, no Aikido e no Jiu-Jitsu) e movimentação/troca de guarda (ten-i, ten-tai e ten-gui). Isso se deve ao fato de karateca Otsuka ter se graduado em Judo e Kendo.

No Karate Wado, as técnicas de defesa (ukewaza) são fortemente baseadas na esquiva e na movimentação de quadril, em detrimento dos bloqueios simples feitos com os braços e as mãos. Já o ataque é lançado quase simultaneamente à defesa, visando aproveitar ao máximo a força usada pelo adversário na agressão.

Um dos princípios do Wado é obter o máximo de eficiência com o mínimo gasto de energia.
Outro diferencial marcante do Karate Wado é a prática do yakussoku kumitê (luta combinada): técnica de simulação exclusiva do estilo que permite aos lutadores o treino de situações de projeção, esquiva, imobilização, finalização, defesa, ataque e contra-ataque.

Wado-Ryu Graduações e Faixas
No Wado, a sequência de faixas é a seguinte: branca (Mukyu), amarelo (8º kyu), laranja (7º kyu), bordô (6º kyu), azul (5º kyu), verde (4º kyu), roxa (3º kyu), marrom (2º kyu) e preto (1º Dan)(do principiante ao mais graduado).

Estima-se que o Karate Wado-Ryu tenha cerca de 600 mil praticantes em todo o mundo. A sede da Wado-kai está localizada em Tóquio, no Japão. A entidade já foi presidida por Ryutaro Hashimoto, ex-primeiro-ministro japonês e faixa preta de Wado Ryu.

Entre em contato Contato. Envie uma mensagem SMS (21)97468-4532. Todas as principais informações e notícias são republicadas na rede social Google Plus faça uma visita para tirar suas dúvidas, adicione-me para não perder o contato.

Newsletter

Receba as novidades de KarateZine, de forma exclusiva e gratuita, diretamente no seu e-mail. Newsletter Atenção: Um e-mail de confirmação será enviado. Para concluir é necessário confirmar. Basta um click e pronto!

KarateZine é uma revista eletrônica online, aberta, colaborativa e livre sobre Karate. Aborda técnicas de todos os estilos de Karate de forma educativa. Informa sobre atividades atuais de Shotokan, Kyokushin, Goju-Ryu etc.